
Diferença Entre Pilates Clássico e Pilates Moderno
Antes de falarmos sobre os tipos de Pilates , vamos falar sobre quem criou o método : Joseph Humbertus Pilates ( 1883-1967).
Muitos não sabem , mas os criador do método Pilates foi Joseph Pilates , Alemão, segundo de 9 filhos, foi uma criança muito doente, sofria de febre reumática, raquitismo, asma, possuía um olho de vidro e possuía um sistema respiratório deficiente por ser fumante .
Ele estava na Inglaterra quando estourou a segunda guerra mundial em 1914 onde trabalhava como boxeador. Considerado inimigo estrangeiro (por ser Alemão) foi exilado (este capítulo foi muito significativo para o crescimento e desenvolvimento do método Pilates ). Acostumado a exercitar-se diariamente , começou a ensinar sua rotina de exercícios para os demais internos . Seu trabalho foi reconhecido quando em 1918 ocorreu uma epidemia do vírus influenza dizimando milhares de ingleses e nenhum dos seus internos se infectou com o vírus .
Durante sua permanência na Ilha de Man (aonde estava exilado ) ele trabalhou em um hospital, aonde teve a oportunidade de trabalhar com pacientes e utilizou criativamente as molas das camas para aplicar resistência aos múculos, ao final da guerra quando saiu a da Ilha, já possuía a base para o aparelho que mais tarde receberia o nome de Cadillac.
Ao Final da Guerra , ele voltou para a Alemanha e começou a ensinar defesa pessoal e treinamento da força policial de Hamburgo, lá mesmo ele incorporou os princípios do Pilates em sua técnica. Joe não gostava das tendências políticas da Alemanha e mais tarde em 1926 imigrou para os EUA, com 46 anos. Em sua viagem no navio conheceu uma linda enfermeira que mais tarde se tornaria sua esposa . Clara Pilates dedicou sua vida a Joe e se converteu em ajudante e excelente professora do método Pilates, muitas pessoas diziam que ela era melhor que Joseph Pilates por conta de sua ternura.
Joseph montou seu estúdio em Nova York, localizado na 8ª avenida, junto ao New York City Ballet.
O seu Método começou a ser praticado por importantes bailarinos que apresentavam lesões, sendo recuperados por Joseph Pilates. Logo, a técnica ganhou adeptos e se espalhou por todo o mundo.
Sua primeira obra intitulada “Sua Saúde” foi publicada em 1934, cujo tema abordava saúde, qualidade de vida e a importância do exercício para a prevenção e reabilitação “cura” das patologias.
Um detalhe importante é que Joe Pilates não possuía formação nem em Fisioterapia ou em Educação Física , era um homem estudioso e auto de data.
Joseph iniciou o desenvolvimento desse condicionamento corporal durante a Primeira Guerra Mundial, e durante alguns anos aplicou melhorias e aperfeiçoamentos na técnica, até 1967, quando faleceu.
Hoje em Dia contamos com dois tipos de Pilates:
1. MODERNO OU CONTEMPORÂNEO:
O que muda?
-
Quantidade de Estúdios :A grande maioria dos estúdios que você vai encontrar em seu bairro ou em academias é o Pilates moderno,.
-
Capacitação Profissional :O grande diferencial do Pilates Moderno é a quantidade de Cursos que você encontra para formação e principalmente o tempo de duração dos cursos . Na linha moderna você consegue se formar em Pilates em apenas um final de semana , online, ou em uma semana, sem sequer fazer um estágio, já pode abrir o seu estúdio ou dar aulas. Claro que nem todos são assim , existem bons cursos, mas são poucos.
-
Valor dos aparelhos e Ergonomia : Outro diferencial é o valor e ergonomia dos aparelhos , com o valor de um equipamento clássico você compra um estúdio completo da linha moderna . Quanto a ergonomia cada fabricante faz o aparelho de um tamanho , tipo, ou com tensões diferentes de molas, não existe padrão.
-
Valor das Aulas : Na linha Moderna você encontra aulas mais em conta , justamente pelo custo e tempo de formação , além do custo dos aparelhos que são bem mais em conta.
-
Nome dos exercícios: Raramente utiliza-se nome dos exercícios , pois a maioria são modificados e criados diariamente e não possuem origem e padrão. Normalmente os professores utilizam a descrição do movimento de forma detalhada exaltando os grupos musculares e as articulações , por este motivo é comum não conhecerem os nomes. Quando utilizam os nomes , os mesmos são traduzidos para o português.
-
Respiração: A respiração é sempre exaltada como se fosse o quesito mais importante do exercício, tudo tem que ser combinado com a respiração, mas o tipo de respiração utilizado na aula não é utilizado em nenhum momento da vida .
Hoje em Dia contamos com dois tipos de Pilates:
2. Clássico
O que muda?
-
Quantidade de Estúdios :De cada 30 estúdios de Pilates que tem em seu bairro ( sim eu sei podemos dizer que tem um estúdio em cada esquina), dois serão Clássicos , ou um , ou nenhum.
-
Capacitação Profissional :No Pilates Clássico não existe formação Rápida, o profissional se forma depois de meses e treinamento , faz estágios , provas e só assim recebe sua formação. Existem formações Originais de anos para que o aluno se forme .
-
Valor dos aparelhos e Ergonomia : Um equipamento clássico compra um estúdio completo do moderno, justamente por conta da ergonomia , o equipamento clássico é uma réplica do original, ou seja , quando J.Pilates criou os exercícios , ele os criou para serem feitos nos aparelhos originais , quando aplicamos os exercícios nos equipamentos clássicos alcançamos nossos resultados e objetivos de forma mais rápida . Temos que ressaltar que é possível sim aplicar os exercícios clássicos em equipamentos Modernos , mas isso implica em adaptações dos exercícios ao aparelho para que fique o mais próximo possível do original.
-
Valor das Aulas : Na linha Clássica as Aulas são mais "caras" , mas o que você considera como caro quando o assunto é a sua Saúde ? A linha clássica é mais cara , justamente pelo custo de aparelhos , curso e tempo de formação . Mas se você realmente quiser comparar o valor das duas medotologias , no final você vai perceber que os estúdios clássicos saem bem mais em conta, por oferecerem menos riscos e minimizar possíveis gastos extras pela máxima : " o barato saiu caro".
-
Nome dos exercícios: Utiliza apenas os nomes em inglês que é universal , independente do idioma do país. Há um padrão dos nomes e execução, exatamente igual no mundo todo.
-
Respiração: A respiração é natural e orgânica . J. Pilates criou alguns exercícios específicos para respiração, nestes sim são exigidos a respiração exemplo : hundred , breathing , chest expanssion etc., mas não todos os exercícios do método. O objetivo é a realizar uma respiração profunda e prolongada , porém, quase nunca coordenada com o movimento mecânico ( como elevar o braço na inspiração e descê-lo na expiração).