
O que é Pilates Clássico?
É definido como o Método em sua forma original, sem alterações ou invenções ,
Os instrutores que optam por seguir a linha clássica, ensinam o método exatamente da forma que ele foi criado. Ou seja, apenas os que foram realmente criados ou aprovados por Joseph Pilates e utilizando apenas acessórios e aparelhos desenvolvidos por seu criador.
Hoje em dia, poucos profissionais trabalham somente com o Pilates Clássico puramente dito. Isso porque, com o passar do tempo, algumas pessoas decidiram inovar e inventar novos exercícios em cima dos aparelhos de Pilates , ou até mesmo criar novos acessórios e aparelhos utilizando o nome Pilates , mas no final das contas , acabam perdendo a base e a origem do método , desconstruindo a metodologia original e inventando um novo método.
Princípios do Pilates
CONCENTRAÇÃO
Faz com que você realize os movimentos com atenção, com o devido controle visual, inclusive durante a transição entre um exercício e outro.
CENTRALIZAÇÃO
Você a usa quando aciona o Power House, proporcionando o fortalecimento de toda a musculatura que sustenta a coluna, uma postura mais correta e estável, uma movimentação mais fluida dos membros superiores e inferiores e um melhor funcionamento de órgãos como pulmões, bexiga e intestinos.
PRECISÃO
É a otimização da aplicação das tensões musculares, muito importante para a execução correta dos exercícios.
RESPIRAÇÃO
Esta é trabalhada em cada exercício com naturalidade, coordenada com os movimentos. A respiração é importante durante todas as movimentações para que a sua circulação seja otimizada durante o exercício.
CONTROLE
Controla o posicionamento do corpo durante a execução dos exercícios. Como resultado, o praticante tem uma melhor fixação e estabilidade da coluna vertebral, um melhor alinhamento do corpo e das articulações dos membros inferiores e superiores e uma maior coordenação dos movimentos. .
FLUIDEZ
É o que conecta um exercício ao outro sem pausas, quanto mais o aluno evolui e avança , mais os exercícios e as aulas ficam fluídos, quando se alcança a fluidez , a aula rende muito mais.
Como vê, não adianta querer executar os exercícios sem consciência e domínio de cada movimento. Mente, corpo e espírito têm de trabalhar 100% coordenados. Os seis princípios aplicados em conjunto são fundamentais para a prática correta do Pilates. Pense nisso e a partir da próxima aula, procure mentalizar, exercitar e sentir todos eles, para que todos os benefícios do Método, sejam eles nos aspectos físicos, mentais e/ou emocionais, surjam no tempo certo. Só quem sai ganhando é você!
